Equipa Técnica

 

  • André Rodrigues

Licenciado em Terapêutica da Fala, Especialista em Motricidade Oro-Facial e em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição. Aluno do segundo ano do Mestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Com formação complementar em Língua Gestual Portuguesa (Nível A1 e A2), atuação da Terapia da Fala nas Disfagias Orofaríngeas, formação em exercícios de voz aplicados às principais manifestações disfónicas.

Experiência profissional desde 2007, em Agrupamentos de Escolas na Intervenção em alunos com Necessidades Educativas Especiais e em Unidades de Multideficiência e Autismo. Atuação terapêutica numa Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas, numa Unidade de Cuidados de Continuados da Santa Casa da Misericórdia e em Gabinetes e Consultórios.

 

  • Célia Batista

Licenciada em Psicologia, área de Clínica, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com Pós-graduação em "Proteção de Menores" pela mesma Universidade.

Destaca-se que realizou formação em Neuropsicologia Clínica, Língua Gestual Portuguesa, Terapia em Autismo, Orientação em Meio Escolar, Escrita Criativa com Símbolos para Intervenção ao nível das Necessidades Educativas Especiais.

Do seu percurso profissional, desde 2001, salienta-se a formação e experiência em contexto clínico e escolar, em particular: nos Hospitais da Universidade de Coimbra, numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (com intervenção ao nível da terapêutica familiar), Equipa Multiprofissional de Apoios Educativos (com avaliação de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade), Agrupamentos de Escolas (com unidade de ensino estruturado para alunos com necessidades educativas especiais e agrupamento de referência para alunos surdos) e como formadora.

Com vasto conhecimento e experiência ao nível da avaliação e intervenção em deficiência mental, dislexia, autismo, surdez, hiperatividade, orientação escolar e profissional.

 

  • Fátima Clemente

Licenciada em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, pelo ISEIT – Instituto Piaget de Viseu.

Exerce prática como psicóloga na área da avaliação e intervenção psicológica e psicopedagógica e do aconselhamento educacional, em projetos de intervenção educativa, escolas, instituições e clínica privada, tendo como principais destinatários crianças e jovens com ou sem Necessidade Educativas Especiais e respetivos agentes educativos.

Tem dinamizado múltiplas ações formativas no âmbito das perturbações da aprendizagem, desenvolvimento infantil e problemas de comportamento de crianças e adolescentes, com enfoque na intervenção junto de agentes educativos.

 

  • Joana Martinez

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e mestranda em Ciências da Fala e Audição, na mesma instituição de ensino superior.

Experiência profissional em diversas clínicas privadas com crianças, jovens e adultos, com e sem Necessidades Educativas Especiais.

Salienta-se formação em situação de prática clínica em locais como Centro Hospitalar de São João, no Porto; participação na equipa interdisciplinar de apoio a crianças com Fenda-Lábio-Palatina; Centro de Medicina e Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, entre outras. Atualmente faz parte de uma equipa de investigação na área da voz patológica e profissional.

 

  • Joana Seabra

Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), vertente Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde.

Pós Graduada em Psicopatologia do Adulto – Diagnóstico e Intervenção e várias formações breves em estratégias para intervir nas perturbações psicológicas e Necessidades Educativas Especiais.

Como psicoterapeuta no Hospital de Coimbra, em Agrupamentos de Escolas e Associações de Solidariedade e Ação Social, tem experiência em acompanhamento psicológico e socio-afetivo, apoio psicopedagógico, organização escolar (hábitos e métodos de estudo, motivação para o estudo), orientação escolar e profissional, encaminhamento para cursos profissionais e de formação, avaliação psicológica/intelectual, apoio a alunos com necessidades educativas especiais, desenvolvimento de competências cognitivas, motoras e verbais.

Fez também intervenção comunitária através de ajudas sociais, dinamização de atividades para toda a comunidade, colaboração com os ATL nas atividades ocupacionais e visitas domiciliárias.

Dá formações e workshops para pais, crianças e jovens em temas como educação e parentalidade, ansiedade às avaliações, problemas de comportamento e gestão de conflitos.

Neste momento, faz avaliações psicológicas e dá consultas de Psicologia a crianças, jovens e adultos. Colabora ainda numa investigação da FPCEUC: “Prevenção da depressão em adolescentes portugueses: estudo de eficácia de uma intervenção com adolescentes e pais”.

 

  • Joana Sousa Alves

Licenciada em 1º Ciclo pela Escola Superior de Educação de Santarém e Mestre em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto do Porto.

Tem ainda Especialização em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor.

Tem experiência profissional desde 2005. Do seu percurso profissional, destacam-se vários anos como Professora de Apoio Educativo e Professora de Educação Especial em diferentes Agrupamentos de Escolas do nosso País. Durante estes anos, trabalhou diretamente e apenas com crianças e jovens com Dificuldades de Aprendizagem e com NEE (Autismo, Paralisia Cerebral, Deficiência Intelectual, Transtornos de Personalidade, entre outros).

Trabalhou durante alguns anos num projeto desenvolvido e promovido pela Câmara Municipal de Azambuja intitulado “Atividade Física para Todos” onde lecionou Psicomotricidade/ Atividade Física Adaptada aos utentes da Cerci Flôr da Vida em Azambuja. Neste projeto trabalhou com as valências: Educativa (crianças), Centro de Atividades Ocupacionais (Adultos e Séniores), e Formação (Jovens) com as mais variadas deficiências.

                 

  • Maria Leonor Mêna

Licenciou-se em Professores de Educação Musical em 2008, tendo tido formação ao nível da Musicoterapia ao longo da licenciatura.

Possui o 8.º Grau do Curso Complementar de Flauta de Bisel pelo Conservatório de Música de Coimbra. Domina outros instrumentos tais como teclas, guitarra e trombone de varas.

A sua atividade musical prende-se com a participação em bandas filarmónicas, ensembles de flautas e coros (neste caso, não só como executante, mas também como maestrina).

Profissionalmente, tem trabalhado ao nível da Expressão Musical para bebés, crianças em idade pré-escolar (3 aos 5 anos) e crianças dos 6 aos 10 anos, interligando com a Música áreas como a Expressão Corporal/Dança e Expressão Dramática. Contacta e trabalha frequentemente com crianças com Necessidades Educativas Especiais.

Tem realizado formação em diversas áreas, tais como: Dança, Dança Inclusiva, Prática Coral, Direção e Técnica Vocal, Novas Tecnologias em Educação Musical, etc.

 

  • Raquel Costa

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e mestre em Ciências da Fala e da Audição.

Experiência Profissional desde 2009, com crianças em idade escolar e pré-escolar com perturbações da comunicação, fala e linguagem, com e sem Necessidades Educativas Especiais.

Tem ainda experiência em unidades de apoio à multideficiência, área pela qual sente uma enorme afinidade.

Com adultos, tem experiência de intervenção nas áreas da afasia, disartria e deglutição, tendo trabalhado numa unidade de cuidados continuados.

 

  • Raquel Reis

Licenciada em Terapia da Fala e Mestre em Ciências da Fala e da Audição, pela Universidade de Aveiro.

Tem experiência na prevenção, avaliação e intervenção terapêutica em contexto clínico e escolar desde 2005.

São áreas de maior experiência: as Perturbações da Comunicação e Linguagem (em Unidades de Autismo e Multideficiência e outras Necessidades Educativas Especiais), as Perturbações Articulatórias e Fonológicas e a Patologia Vocal.

Tem particular gosto pela área da Comunicação, Linguagem, Intervenção Primária (prevenção) e estudo do autismo.

Tem formação em Língua Gestual Portuguesa (nível 2), Programa de Linguagem Makaton e Sistema PECS.

Tem ainda experiência em ações de esclarecimento e formação dirigidas a pais, agentes educativos e populações de risco.

É co-autora da publicação “Morphosyntactic Analysis of Language in Children with Autism Spectrum Disorder” no Computational Processing of Portuguese Language.

 

  • Salomé Matos

Licenciada em Ciências Psicológicas pelo ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada), mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada).

Tem ainda formação em RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) e Certificado de Competências Pedagógicas de Formador.          

Deu formações para acompanhantes de crianças e jovens em temas como desenvolvimento infantil e suas problemáticas, relacionamento empático e afetivo, evolução e perspetivas da dinâmica familiar, gestão de conflitos e comportamento assertivo.

Colaborou no trabalho com crianças autistas no âmbito da psicomotricidade, estimulação cognitiva e hidroterapia.

Dinamiza junto de crianças portadoras de deficiência, atividades lúdicas e desportivas, como forma de promoção de competências pessoais e sociais e maior facilidade de integração social.

Tem experiência profissional em diferentes clinicas privadas com crianças, jovens e adultos, com e sem Necessidades Educativas Especiais.

Fez também intervenção comunitária com dinamização de atividades ocupacionais para crianças, jovens e famílias carenciadas e com NEE.

Tem experiência e formação na utilização de aromaterapia e técnicas de relaxamento na prática terapêutica.

 

  • Sandra Manata

Mestre em Psicologia no Ramo de Psicologia Clínica e Saúde, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Possui o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) e formação complementar na área da “Orientação Escolar e Profissional”, “Avaliação e Intervenção no Processo de Luto - da Infância à Idade Adulta”, “Programa Trilhos” – prevenção de comportamentos de risco ao nível das dependências e em programas de prevenção de comportamentos de risco a nível da sexualidade.

No seu percurso profissional contam-se passagens pelo Serviço de Adoções do Centro Distrital do Porto, pelo Agrupamento de Escolas Ave, pelo Centro de Reabilitação Profissional da CERCIAV (Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Aveiro) e pela Clínica ADN Saúde.

Participou também em alguns trabalhos de investigação realizados pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (“Envolvimento, Desenvolvimento e Desempenho Académico – Estudo Longitudinal” e “O papel da Autodeterminação e dos Fatores Protetores e de Risco na abstenção tabágica de indivíduos com patologia cardíaca”).

Projetou um programa de formação para alunos do 1º ao 3º ciclo na área da sexualidade e toxicodependência.

Dinamizou junto de pessoas com deficiência ou incapacidades grupos de encontro e grupos de Gestão de Conflitos e Aquisição de Competências Pessoais e Sociais.

Como Psicóloga em gabinetes privados, intervém fazendo acompanhamentos individuais (crianças, adolescentes e adultos) com Necessidades Educativas Especiais, dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento, na gestão do processo de luto, na aquisição de competências pessoais, sociais, emocionais e cognitivas, na gestão da ansiedade, com depressões e ao nível da dislexia e dos métodos de estudo.

 

  • Susana Rodrigues

Mestre, doutoranda e investigadora cientifica na área da Psicologia da Saúde, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com Pós-graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais.

Iniciou atividade profissional em 2009, como Psicóloga clinica na área da reabilitação cognitiva e suporte psicológico em pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral.

Nos últimos anos exerceu funções de Psicóloga num Estabelecimento Militar de Ensino, onde obteve experiência na área clinica e educacional, no âmbito da avaliação e intervenção psicológica com crianças, jovens e adultos (com e sem Necessidades Educativas Especiais) essencialmente orientada para a promoção do bem-estar, gestão de ansiedade, regulação de estados emocionais, promoção e desenvolvimento de competências em perturbações do espectro afetivo, ansioso, depressivo e comportamental.

Adicionalmente, desenvolveu e dinamizou programas de intervenção em grupo com crianças e jovens no âmbito da estimulação cognitiva, promoção de métodos de estudo, gestão de ansiedade nos processos de aprendizagem, treino de competências sociais e regulação da atenção. Tem também experiência na Orientação escolar e vocacional a alunos do 9º e 12º ano e participou na orientação de estágios curriculares de alunos do ensino superior na área da Psicologia Clínica.