Aconselhamento Parental
Definição/Objetivo:
O Aconselhamento Parental é uma área de intervenção que tem como objetivo apoiar e orientar os pais na desafiante tarefa de educar os seus filhos, procurando promover a melhoria da relação pais/filhos num ambiente onde possam sentir-se ouvidos, compreendidos e onde seja possível desenvolver novas estratégias para lidar com os seus filhos, sentindo-se assim mais confiantes e capazes no exercício do papel parental.
Destinatários:
Pais, futuros pais e encarregados de educação que sintam a necessidade de analisar e refletir acerca das estratégias educativas que estão a implementar, com o objetivo de diminuir as dificuldades, melhorando o relacionamento com o seu filho/educando e consequentemente promover o equilíbrio na dinâmica familiar.
Avaliação:
A avaliação será realizada nas valências de Psicologia Clínica ou Psicologia Educacional, e tem como objetivo avaliar as necessidades dos pais e da criança.
Intervenção:
Centra-se essencialmente no contexto familiar, tendo como objetivos auxiliar os pais a promover, reforçar e facilitar as relações com os seus filhos. Através da compreensão das dificuldades diagnosticadas, são delineadas estratégias educativas, com aplicação em ambiente familiar e que possam funcionar como eixos orientadores no processo terapêutico.