Orientação Escolar e Vocacional
Definição/Objetivo:
A Orientação Escolar e Vocacional assume extrema importância na preparação dos jovens face à complexidade do sistema educativo e das suas articulações com o mercado de trabalho.
Este serviço consiste numa avaliação psicológica das aptidões, interesses e maturidade vocacional, complementada com informação escolar e profissional atualizada, com o objetivo de definir um projeto de vida e um percurso escolar e profissionais adequados.
Destinatários:
Alunos/as do 9º ano de escolaridade (apoio na escolha da área de estudos no 10º ano) e aos alunos/as do 12º ano de escolaridade (apoio à tomada de decisões para o ingresso no ensino superior).
Avaliação/ Intervenção:
O processo inicia-se com uma entrevista com o aluno e com os pais, para recolha de informação relativamente ao percurso escolar e interesses vocacionais demonstrados até a data.
Posteriormente são contempladas 3 a 4 sessões (em alguns casos pode haver necessidade de mais sessões) para avaliação de aptidões, avaliação de interesses e avaliação da maturidade vocacional, através da aplicação de testes. É também realizada uma sessão psicoeducativa no sentido de disponibilizar a informação necessária das oportunidades escolares e profissionais.
O processo finaliza-se com a realização de um relatório individual que contêm o perfil do jovem, bem como a delineação de um projeto académico e/ou profissional, onde se sugerem cursos, formações e/ou áreas de estudo ou profissionais.