Psicologia Educacional

Definição/Objetivo:

Esta é a área da Psicologia que se centra em todas as problemáticas referentes à educação e aos processos de ensino/aprendizagem nas crianças, jovens e nos adultos. Esta área tem como objetivo conhecer o processo de aprendizagem nas suas valências cognitivas, emocionais e psicomotoras, procurando esclarecer e definir as barreiras que possam estar a interferir no processo de aprendizagem para posteriormente traçar um plano de intervenção.

A Psicologia Educacional visa assim intervir não só a nível individual mas também ao nível da família e da instituição, com o propósito de melhorar o processo ensino/aprendizagem, oferecendo um contributo eficaz para o desenvolvimento global do aluno e da pessoa, promovendo a adaptação emocional, comportamental e a saúde em contexto educacional.

 

Destinatários:

Crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem, isto é, dificuldades ao nível da leitura, escrita, grafismo, expressão verbal, raciocínio lógico-matemático, cálculo ou dificuldades de atenção/ concentração, entre outros. Adicionalmente são também diagnosticadas dificuldades de aprendizagem específicas (Dislexia, Disortografia, Discalculia e Disgrafia), possíveis perturbações do desenvolvimento (ex. Défices de Atenção), perturbações disruptivas do comportamento (ex. Perturbação de Oposição e Desafio), pessoas com indicadores de insucesso escolar, indisciplina e absentismo escolar, e/ou que apresentem dificuldades de organização e métodos de estudo.


Avaliação:

No caso de ser uma criança, o processo de avaliação psicológica inicia-se com uma entrevista aos pais onde é recolhido todo o historial da criança. Adicionalmente pode ser necessário obter informação de outros elementos da comunidade educativa (ex. professor). Procede-se também à aplicação de alguns testes para avaliação global do nível de funcionamento intelectual e da dinâmica afetiva e emocional.

No caso de a pessoa ser um adolescente ou adulto o processo de avaliação mantém-se com a exceção da primeira entrevista que é realizada com o próprio.

 

Intervenção:

É feita a reeducação ou treino de aptidões de leitura e escrita ou de cálculo, estimulação cognitiva, programas comportamentais (ex. direcionados para a aquisição de técnicas e métodos de estudo) e aplicação de estratégias específicas no âmbito da consulta.