Estimulação Cognitiva

 Definição/Objetivo:

A Estimulação Cognitiva pretende preservar, melhorar ou estimular o desempenho ou as funções cognitivas das pessoas (estratégias de resolução de problemas, receção, organização e relacionamento da informação, velocidade de trabalho, perceção, linguagem, atenção, memória, ente outras) necessárias para a adaptação/funcionamento diário e consequentemente para a promoção de uma maior qualidade de vida.

 

Destinatários:

Todas as crianças, jovens e adultos que tenham comprometidas funções cognitivas (memória, atenção, raciocínio, capacidade de resolução de problemas, entre outras).

 

Avaliação:

Numa fase inicial é realizada uma entrevista (caso se trate de uma criança esta entrevista será conduzida em colaboração com os pais da criança) onde é recolhido todo o historial da vida da pessoa. Seguidamente procede-se a uma avaliação cognitiva cujo objetivo principal é identificar as potencialidades e os défices cognitivos, avaliando igualmente o nível de funcionalidade do individuo.

 

Intervenção:

Realização de exercícios que visam a melhoria ou compensação dos défices presentes numa determinada função cognitiva. Esta dependerá do perfil encontrado durante o processo de avaliação e adaptar-se-á às necessidades de cada pessoa.

 

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