Terapia Familiar

Definição/Objetivo:

A Terapia Familiar é um tipo de psicoterapia que se foca na dificuldade familiar em lidar com as mudanças que ocorrem dentro de uma família.

Procura em situações de adversidade, criar novas oportunidades de reorganização que promovam o bem-estar dos vários elementos do sistema familiar.

 

Destinatários:

Famílias em situação de crise, que pretendam reencontrar o equilíbrio e bem-estar. As sessões pode ser direcionadas a todos os membros, apenas alguns membros, ou mesmo a uma só pessoa, tendo sempre por base uma visão holística da família como um todo.

 

Avaliação:

O processo terapêutico depende do tipo de problema e do nível de envolvimento da família no mesmo.

A avaliação do problema é realizada tendo em conta a perspetiva do elemento identificado (portador do sintoma), procurando compreender a origem da disfunção, mantendo sempre presente o papel da família na manutenção do problema.

Na avaliação do funcionamento da família, são considerados vários parâmetros, como a comunicação, estado emocional, expressão de sentimentos, ambiente familiar, coesão, sentido de pertença, entre outros.

 

Intervenção:

A intervenção é delineada tendo por base a formulação de uma hipótese explicativa dos problemas apresentados pela família nas primeiras sessões de avaliação. São posteriormente definidos objetivos terapêuticos, em função das necessidades percebidas, contextualizando com os padrões de funcionamento da família.